sexta-feira, 25 de junho de 2010

É nóis!

It's gonna be a bright bright bright bright sunshiny day

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Últimos filmes

No cinema

Ontem, assisti à “Mademoiselle Chambon”(Stéphane Brizé, 2009) por indicação de um querido amigo que me disse assim: “a estrela do filme é o silêncio”. Liguei ontem mesmo para agradecer a indicação. A mademoiselle em questão é a professora primária que tira do prumo e cai de amores também pelo pai de um aluno, pedreiro super família. Ela está de passagem e ele está com os pés fincados na vida que tem. Um tipo sólido como as casas que constrói. Sim, sim, há longos silêncios no filme, mas o barulho de máquinas e marretadas na obra em que ele trabalha e a música delicada da moça são mais elementos para perceber o contraste entre eles. O silêncio é sustentado com uma competência fantástica pelos protagonistas. Um detalhe que descobri depois e me pareceu interessantíssimo é que eles são casados na vida real. Em cena, realmente parecem perfeitos estranhos e conseguem com seus gestos e olhares transmitir o desconcerto, a ansiedade, a emoção de primeiros e únicos encontros.

########

No DVD

"Tinha que ser você" (Last Chance Harvey, Joel Hpokins, 2008) - Tinha tudo prá ser mais um desses filmes de amor que andei evitando um tempo prá não ficar mais romântica e boboca do que já sou. Mas tem o Dustin Hoffman e a Emma Thompson. Vale a pena.

"Um homem sério" (A Serious Man, Irmãos Coen, 2009) - As cenas com o cara que está roubando a mulher do homem sério são maravilhosas. Não é um filme prá todos os gostos. Eu gosto.

"Anticristo" (Antichrist, Lars von Trier, 2009) - Por mais estranho que pareça escolhi esse filme prá ver numa brecha em que deixei Mateo na festa de uma amiguinha da escola. Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe são um casal que perdeu o filho. Ele é psicanalista e tenta ajudá-la a superar. Marido amoroso e/ou arrogante profissional? Muitas cenas fortes e pungentes. Me deixou completamente de cara a cena em que ele recusa uma investida dela na cama e diz "it's only a distraction". Nunca tinha pensando em sexo como uma distração para o sofrimento. Isso me deixou triste. É claro que cheguei na hora do bolo com uma cara meio estranha, mas não arrasada o suficiente prá deixar passar um beijinho de côco. Recomendo. O filme e beijinho de côco.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

junho

naqueles dias buscou filmes
repetiu músicas
leu poesias
resgatou primeiras memórias
anistiou boas lembranças
rasgadas do passado recente.
tudo, tudo para saber
se sentir nada
é bom ou nada bom.

estava e não estava triste.

***

no frio carioca,
o musgo da esperança
em simbiose
com os sonhos de sempre
até que vicejava verdinho.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

banguelinha

Talvez tenha sido o primeiro dente que saiu, esse primeiro que caiu. Caiu é modo de dizer, porque eu tive que arrancá-lo puxando com um algodão. Foi rápido e pela reação do guri, não doeu nada. Eu fiquei meio perturbada e achei meio bizarro o buraquinho do dente sangrando. O namorado, que tava em casa na hora, me deu aquela trava quando eu queria fazer compressa de gelo e inspecionar o estado da gengiva. Achei que tinha um branquinho sobrando e que poderia ser um pedaço da raiz... Ele confirmou: “Tá bom, manhêêêêê... Me deixa, manhêêêêê...”

Lavei o dente. Guardei o dente. E um tempinho depois, chorei. O tempo passa tão rápido e juntos, meu filho e eu, vamos vivendo tanto e tanta coisa! Algumas eu não consigo me lembrar, como que dente saiu primeiro ou com quantos meses exatamente ele engatinhou... Outras, desse tempo em que já é “grande”, eu não sei se ele vai se lembrar quando realmente crescer.

Entre memórias e projeções para o futuro, tive um sábado meio melancólico, mas a ginástica para colocar os dois reais da fada do dente embaixo do travesseiro antes dele acordar (esqueci de preparar antes de me deitar!) aqueceu a manhã de domingo. E seu sorriso, como sempre, estava lá para me alegrar. Disso, eu nunca esqueço.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

garantia

trago a pessoa amada em três dias
se você der endereço, telefone, cpf e facebook
se seu cheque não voltar
se a armadilha funcionar,
a anestesia pegar
e ao acordar
a pessoa amada
não se apaixonar
perdidamente
por mim

terça-feira, 1 de junho de 2010

coisas só nossas (deles)

Mateo gosta da Gabi. Ele diz que criança não namora e que todo mundo é amigo. Outras crianças dizem que eles são namorados. Ele já me disse que ela declarou que mais tarde se casaria com outro. Já me disse também que nunca vai ter namorada.
Eles têm segredos, ele contou sem revelar quais eram. Coisas só nossas - respondeu quando eu testei. Quando conversam, às vezes ele toca o cabelo dela. Quase sempre ela sorri. Gabi gosta do Mateo.
Como se chama isso?
Não se chama. É coisa que vem sozinha.

A foto é da Tati. Mãe da Gabi e amiga mais do que querida.
A debaixo também. E a menininha é a Nanda, irmã da Gabi, verdadeiro benchmark de segundo filho. Ela perguntou se iria aparecer aqui também. Fofa! Adoro!