domingo, 24 de maio de 2009

Últimos filmes. Em DVD.

Um homem bom (Good, 2008)
John Halder (Viggo Mortensen) é professor de literatura que tem uma esposa neurótica, uma mãe tuberculosa e dois filhos para criar. Um livro seu, no qual defende a eutanásia, cai no gosto do Reich e Halder tem a oportunidade de ascender. A questão é "o que faz as pessoas felizes não pode ser ruim, pode?".

Um bom filme. Gosto do Viggo Mortensen, desde que vi Uma História de Violência. Da vez que vi o Senhor do Anéis só achei ele gato, mas isso é outro departamento. Pois bem, nessa aqui o que me pareceu mais interessante é a relação dele com o amigo judeu psicanalista Maurice (Jason Isaacs). O carinho e a amizade entre eles é evidente, mas a medida que Halder ascende e os judeus caem em desgraça, algo (inevitavelmente?) se quebra entre eles. Fiquei com a sensação que das perdas que Halder sofre com os ganhos que tem, a mais sentida e irreparável é a do amigo.

Vida de Casado (Married Life, 2007)
Harry (Chris Cooper) é casado há vários anos com Pat (Patricia Clarkson), até que conhece a jovem viúva Kay (Rachel McAdams). Harry não tem coragem de enfrentar uma separação e busca uma forma de acabar com o casamento sem que isto machuque Pat. Resolve matá-la. Enquanto isso, seu amigo Richard (Pierce Brosnan), um mulherengo, se encanta por Kay e resolve conquistá-la.

Não sabia muito o que esperar desse filme quando peguei e tive uma bela surpresa. Desde os créditos iniciais gostei do filme. O papel da esposa é muito bom. Ela parece ser a única que está confortável com o que tem: um bom homem como marido e um amante sarado. O modo como o amigo orquestra o melhor final para ele e, pelo que tudo indica, para os demais me lembrou uma velha e boa farsa. Uma amiga que viu o filme disse que ficou sem saber se a moral do filme é "não mate sua esposa que pode ser pior sem ela" ou "o mal do urubu é pensar que o boi está morto". Concordo com ela, mas fiquei mesmo pensando é como duas pessoas podem passar uma vida juntas sem se dar conta de que em algum momento simplesmente uma parou de perceber (de verdade) a outra. Será que é possível identificar esse momento? Assim, com dia, mês e ano? Pior. De que será que ele é feito? Dias? Meses? Anos?

Um comentário:

  1. Ainda nao vi este filme, ainda nao sou mamae, mas tenho um carinho enorme por esta mamae cinematografica que é a Lisa!!!! Passei por aqui pra te mandar um bjo e dar uma espiadinha!!! Amo vcs dois queridos, mamae e filhinho!!! bjos da cumadre e dindinha e prima e amiga e etc... Renatinha.
    PS: Mauricio tb manda um beijinho

    ResponderExcluir