quinta-feira, 17 de junho de 2010

Últimos filmes

No cinema

Ontem, assisti à “Mademoiselle Chambon”(Stéphane Brizé, 2009) por indicação de um querido amigo que me disse assim: “a estrela do filme é o silêncio”. Liguei ontem mesmo para agradecer a indicação. A mademoiselle em questão é a professora primária que tira do prumo e cai de amores também pelo pai de um aluno, pedreiro super família. Ela está de passagem e ele está com os pés fincados na vida que tem. Um tipo sólido como as casas que constrói. Sim, sim, há longos silêncios no filme, mas o barulho de máquinas e marretadas na obra em que ele trabalha e a música delicada da moça são mais elementos para perceber o contraste entre eles. O silêncio é sustentado com uma competência fantástica pelos protagonistas. Um detalhe que descobri depois e me pareceu interessantíssimo é que eles são casados na vida real. Em cena, realmente parecem perfeitos estranhos e conseguem com seus gestos e olhares transmitir o desconcerto, a ansiedade, a emoção de primeiros e únicos encontros.

########

No DVD

"Tinha que ser você" (Last Chance Harvey, Joel Hpokins, 2008) - Tinha tudo prá ser mais um desses filmes de amor que andei evitando um tempo prá não ficar mais romântica e boboca do que já sou. Mas tem o Dustin Hoffman e a Emma Thompson. Vale a pena.

"Um homem sério" (A Serious Man, Irmãos Coen, 2009) - As cenas com o cara que está roubando a mulher do homem sério são maravilhosas. Não é um filme prá todos os gostos. Eu gosto.

"Anticristo" (Antichrist, Lars von Trier, 2009) - Por mais estranho que pareça escolhi esse filme prá ver numa brecha em que deixei Mateo na festa de uma amiguinha da escola. Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe são um casal que perdeu o filho. Ele é psicanalista e tenta ajudá-la a superar. Marido amoroso e/ou arrogante profissional? Muitas cenas fortes e pungentes. Me deixou completamente de cara a cena em que ele recusa uma investida dela na cama e diz "it's only a distraction". Nunca tinha pensando em sexo como uma distração para o sofrimento. Isso me deixou triste. É claro que cheguei na hora do bolo com uma cara meio estranha, mas não arrasada o suficiente prá deixar passar um beijinho de côco. Recomendo. O filme e beijinho de côco.

3 comentários:

  1. Realmente o silêncio de Mds Chambon em contraste com as marretadas do pedreiro são super poéticos, mas só nos primeiros 5 min de filme, depois fica mto chato... só não dormi no cinema pq o ar condicionado estava muito frio!!!! kkkkk
    :P

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai... gosto não se discute, né? Nem prá filme e nem prá amigo! kkkk

    ResponderExcluir
  3. Críticas do JB a dois dos filmes que vc comentou no post:
    http://comoeueratrouxaaos18anos.wordpress.com/critica-para-a-revista-programa

    http://comoeueratrouxaaos18anos.wordpress.com/pra-mamae-ficar-orgulhosa-he-he-he

    ResponderExcluir