segunda-feira, 30 de março de 2009

Voltando

Esse final de semana, pela primeira vez desde que Mateo voltou prá casa, aluguei filmes para mim. Vi algumas coisas enquanto ele esteve fora, mas aí teve aquele momento em que ficar em casa sem ele era triste demais, então deixei de lado nosso querido DVD. Agora estamos de volta! Mateo e eu. Eu e Mateo.


Pois bem, além de horas seguidas de Power Rangers SPD, o final de semana teve:

- Minha Quase Verdadeira História
Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, em 1944, Adolph Hitler (Helge Schneider), já derrotado, tenta superar a depressão, enquanto seus generais preparam um complô para tirá-lo do poder e dominar a Alemanha.

Comédia um tanto alouprada sobre ninguém menos que Adolf Hitler. É um pouco desconfortável dar risadas de um tipo como esse e deve ter sido ainda mais estranho fazer esse filme. O personagem judeu diz no final alguma coisa sobre a necessidade que temos de representar tantas vezes e de diversas maneiras aquilo que apenas não conseguimos compreender.


- Fatal (Elegy, Isabel Coixet)

David Kepesh (Kingsley) é um crítico cultural de TV e astro literário de uma faculdade de Nova York. Sua vida era tranqüila até ele conhecer uma jovem estudante, de 24 anos, chamada Consuela Castillo (Penélope Cruz), que desperta nele uma obsessão sexual. David torna-se obcecado pela beleza de Consuela e tomado por um ciúme doentio. Com uma ternura, graça irônica e intensidade erótica, Fatal explora o poder que a beleza tem em cegar, revelar e transformar as pessoas.

Mais um caso de tradução infeliz de título. O filme é mesmo uma elegia sobre o amor, segundo uma amiga que viu o filme. Ela ficou bastante mexida. Acho que eu nem tanto, mas me pertubou a idéia de que podemos querer tanto alguém sem nunca de fato olhar para dentro dessa pessoa. Ao ponto até de não perceber que ela quer a gente com igual intensidade de tão preocupados que ficamos em possuir e em não ser abandonados. Uma idéia inspiradora que aparece lá pelo final: "O tempo passa quando você não está olhando."

Um comentário:

  1. amiga querida, vc deveria se lançar no mundo dos criticos de cinema... beijo Erika

    ResponderExcluir